Posted 05 November 2006 - 04:59 PM
Não é uma questão de não saber usar o Windows. Quando eu compro um carro quero pegar nele, pôr a chave e andar. Não quero, antes de sair do stand, ter de instalar um avisador de que a gasolina está no fim (espero que faça parte do carro), nem quero ter de comprar um triângulo luminoso nem um pneu sobressalente. Muito menos quero ter de, para poder andar com o carro diariamente, ter de lhe aplicar uma demão especial de tinta protectora ou ter de acrescentar opções que não vêm de fábrica. BOLAS!! Eu quero ligar o carro e andar!!! Do mesmo modo que quero ligar o computador e usá-lo.
Como um "defensor de PC" me dizia: "Bem, no PC, ao menos tens a opção de ter ou não ter esse software de bloqueio de pop-ups". NÃO, NÃO TENHO!!! Se quero trabalhar, TENHO de ter software de anti-PopUps, spyware, antivírus ou um firewall.
É o mesmo que, para poder viver a minha vida normalmente, tivesse de estar constantemente a tomar antibióticos e demais medicamentos, não saísse à rua sem um par de guarda-costas, não pudesse comer o que bem me apetecesse (não me fosse fazer mal), nem pudesse sair com o meu carro sem que ele passasse por uma vistoria da brigada de minas e armadilhas.
Que diabo, um computador é uma ferramenta de trabalho. Sou designer. No Mac, para trabalhar, preciso do Photoshop e do FreeHand, fundamentalmente. E é isso que instalo. Como designer, não quero ter de instalar o Photoshop, o FreeHand... e mais um firewall, um anti-popups, um antivírus, um anti-spyware, etc.
Quanto mais conheço o Windows (e sim, tens razão, não o sei usar bem), mais o detesto.
Se aprender a "usar o Windows" implica isto tudo, não obrigado! Prefiro ficar no Mac, com todo o conforto que ele me proporciona. Quanto vou tirar um curso de culinária, não quero ser obrigado a também tirar um curso de defesa pessoal, um de anti-terrorismo e, já agora, um curso de desmantelamento de bombas.
Rui Batista