CG Art Domain: CMS e etc... - CG Art Domain

Jump to content

Page 1 of 1
  • You cannot start a new topic
  • You cannot reply to this topic

CMS e etc... ah e tal

#1 User is offline   Nazgulled 

• Art Veteran
  • PipPipPip
  • Group: Members

Posted 20 July 2005 - 11:05 AM

Nos últimos dias tem ai surgido vários tópicos/discussões sobre cms. O darth a dizer que vai fazer um site usando um cms mas está à procura de uma solução, o Alph a dizer que vai programar o seu próprio CMS, e dentro destes tópicos existe varias discussões dos mesmos mas acho que ainda falta averiguar um aspecto muito importante dos cms, que é a edição de conteúdo...

Com este tópico não quero saber segredos de ninguém de programação, como programavam ou como não programavam, ou seja, código, não é isso que interessa aqui, o que quero discutir é como o faziam, que tipo de dinamismo acham que um cms deve ter e como deveria funcionar.

Passo a explicar, olhemos para o phpnuke e mambo, nunca instalei nenhum, nunca usei nenhum, mas penso ter uma ideia de como funcionam. Ao que me parecem, estes 2 cms digamos que são um site completo dinâmico. Cada um tem o seu design (pelo menos um default, poderá ter mais ou não), que funciona na base de templates/themes mas o que quero dizer é que o site em questão é feito pelo cms e não feito à parte e só depois o cms é que vai ser gerido por um cms. este cms, normalmente, vem acompanhados por vários módulos, tipo polls, downloads, noticias na primeira pagina, varias secções com guias/documentos, etc, tudo isto controlado pelo cms na área de administração. o que também significa que o layout do site irá obedecer a uma certa estrutura e não poderá ser 100% livre como o webdesigner entender ou como a empresa quer o seu site.

Estes cms devem ser dos mais completos e das mais praticas soluções para quem quer ter um site completo, sem ter muito trabalho a desenhar e/ou a programar um.

Não tenho assim grandes conhecimentos noutros cms e não me baseei em nada para programar o meu, apenas fui contactado para programar um. E os objectivos eram:
- Simples e fácil de usar
- Sem muitas mariquices, apenas o básico e necessário (talvez funções + avançadas numa futura versão)
- Sem usar bases de dados

Pelo ultimo ponto, podem ver a simplicidade disto, sem sabes de dados para guardar os dados, ou seja, os clientes que o irão usar têm sites básicos e rudimentares, podendo ou não ter um design avançado ou não.

fora aqueles cms que têm como objectivo ser um site completo para dar o menor trabalho possível ao utilizador para este ter o site funcional o mais rápido possível, na minha opinião, um cms deveria ser algo +- como eu fiz o meu. se calhar até os vossos são iguais ou parecidos, ou até pode nem ter nada a ver com o meu nem com o phpnuke/mambo e ter uma abordagem completamente diferente.

nem todos os sites são iguais, nem todos têm a mesma estrutura/hierarquia de secções/menus etc... cada um é diferente do outro, logo o cms não deveria se importar com essa parte do site, deixando toda a estrutura/layout para o webdesigner/webdeveloper. o webdesigner apenas deverias ter em mente o seguinte: separar o conteúdo do design. ou seja, todo o layout do site, estrutura, menus, imagens, css, etc, tudo isso, a parte do conteúdo como por exemplo a pagina "sobre nós" que se encontra no menu "Informações". essa página deveria ficar à parte sem qualquer formatação html que fizesse parte do design/layout do site. o único html que pode estar presente, ou css através da tag style, seria relativo à formatação de texto, imagens e coisas assim... formatação essa que seria gerida pelo nosso cms.

alguns podem pensar que assim ficaríamos limitados a desenhar um site como antes outros, sem nada que o destaque, que seja diferente, mas se pensarmos bem é um pouco complicado criar um cms que seja fácil de adaptar e usar com qualquer tipo de design sem que seja complicado para o utilizador alterar os conteúdos do seu site pk um dos objectivos de um cms é permitir ao administrador do site a mudança de conteúdos sem que este precise de saber alguma coisa ou ate mesmo nada sobre html/css. para design mais complexos onde não seja tão fácil separar certo conteúdo do design, teria de ser criado um cms especifico para esse site, e na minha opinião, um cms é suposto adaptar-se aos mais variados sites.

como funciona o meu? muito simples, basicamente o que eu disse ate agora. os sites têm de ser desenhados de forma que todo o design nada tenha a ver com o conteúdo, o conteúdo é depois então guardado em ficheiros html numa pasta diferente para melhor organização. essa é a preocupação do designer/developer.
depois, como me foi pedido para n usar qualquer tipo de tabelas, toda a configuração do cms, bem como onde são guardados os dados que indicam as páginas a editar, tem de ser feita por ficheiros. nada de mais, apenas dá mais trabalho do se usasse umas tabelazitas. depois de criadas as informações que indica que a pagina com identificação X, nome "bla bla bla" pertencem a pagina localizada em /home/user/public_html/conteudo/ficheiro.html(só um exemplo), basta sacar o conteúdo desse ficheiro para o nosso editor no cms e pronto, depois é só guardar de volta para o ficheiro.

Esta é a minha visão de como deveriam ser as coisas. nunca gostei desses cms como phpnuk/mambo, pk como já disse, ficamos um pouco limitados ao design/layout do site, usando a maneira como eu faço, também pode ser k fique um pouco limitado, mas não tanto como esses "bigs cms's". digamos que em percentagem vejo as coisas assim, sendo que o numero equivale à percentagem de limitação que temos para o nosso layout:

50% limitados = cms's completos, que integram o site todo, tipo phpnuke e mambo
20% limitados = a minha visão, separando o conteúdo importante do design
0% limitados = cms especifico criado de raíz ou com base noutro para ser perfeitamente adaptado à estrutura do site em questão.

deixo-vos agora uma imagem de como está feito o meu cms, só pa terem uma ideia de como funciona: http://nazgulled.home.sapo.pt/cms.jpg

Gostava agora de saber o que pensam de tudo isto, e qual a vossa visão de como deve ser feito um cms. E desculpem o testamento.. Gostava que daki saísse uma boa discussão, não precisam de escrever tanto como eu, mas tentem aprofundar um bocado aquilo que tiverem na vossa cabeça e não se limitem a dizer numa frase o que acham.

P.S. só para denotar mais uma vez que o meu cms, como pode ser visto pela imagem, é bastante simples, mas nada mais que isso me foi pedido pela empresa, queriam algo simples não muito avançado e ai esta, mas eu próprio pretendo elevar isso a um patamar ligeiramente + avançado sem aumentar a complexidade de uso, até talvez melhora-la, só preciso de tempo e vontade... :whistle:
Posted Image
0

#2 User is offline   estigma 

• <Member Title>
  • Icon

Posted 20 July 2005 - 11:26 AM

screenshot 1
screenshot 2

(a qualidade das screen esta a 4 cores de proposito.)

Simplicidade implica complexidade de programação.
O meu webbs é simplicidade... mas mesmo assim quero fazer um ainda mais simples.

Visitem o drupal e vejam o poder do cms. O mozilla.org adoptou o drupal. É poderoso.
Eu tou com vontade de experimentar.
0

#3 User is offline   Nazgulled 

• Art Veteran
  • PipPipPip

Posted 20 July 2005 - 11:38 AM

uma pergunta, leste alguma coisa do que eu disse? é que em nada respondeste à questão colocada e nada do que disseste contribuiu para a dicussão que eu preentendia para este tópico.
Posted Image
0

#4 User is offline   tRaShCaNmAn 

• "...sendo assim, como assim, não há nada, como sem dúvida..
  • PipPipPip

Posted 20 July 2005 - 01:33 PM

Olhem a unica coisa que posso dizer é ke nao percebo nada de programação, mas tenho um site a bombar em MAMBO e estou muito stisfeito, para o ke kero serve perfeitamente...é logico que preferia ter um site completamente pensado por mim, e exclusivo...mas enquanto nao posso...acho, ke vai servindo para o ke pretendo...

deem um olhadela em http://www.brunolopes.org
Bruno Lopes's Profile | Create Your Badge

Posted Image
<body bgcolor="#000000" leftmargin="0" topmargin="0" marginwidth="0" marginheight="0">
Posted Image
0

#5 User is offline   Darth 

• www.ocubo.org
  • Icon
  • Group: Admin
  • Interests:http://img88.exs.cx/img88/9061/darth.png

Posted 20 July 2005 - 02:08 PM

EU acho que o CMS ideal seria o que, para além de mudar e acrescentar conteúdos, permitisse alterar o layout da mesma maneira simples e sem grandes mergulhos...

Pelo que experimentei do Mambo e do Xoops a alteração g´rafica é complicada e acabasse por ter de mergulhar no código para saber onde estão os componentes de imagem e as css's...

Como não programo, não posso explicar tecnicamente como gostaria de ver um CMS...

Espero ter passado a mensagem... :)
Posted Image
0

#6 User is offline   KaLhaU 

• Art Expert
  • PipPipPipPip

Posted 20 July 2005 - 03:10 PM

Nazgulled, li tudo e percebi bem o que queres dizer...

Já tive varios projectos que simplesmente meti de lado depois de batalhar muito com eles pois nenhum dos 20 e muitos CMS's que vi préfeitos por ai fazem o que eu queria, e limitavam-me sempre em relação ao Layout.

O Mambo por exemplo tem um gajo que fez um plugin para o dreamweaver para fazermos o nosso proprio template e mete-lo no Mambo. Achei a ideia fenomenal.... quando começei a fazer o meu layout, começei a aperceber-me que a unica coisa que aquilo me permitia era posicionar o footer, o header, a coluna da direita e a coluna da esquerda... e pouco mais do que isto.

Então e se eu quiser ter um layout com um design arrojado? como é que faço?

simples a resposta para esta pergunta........ não faço!

Até que encontrei o siteseed, CMS português e tal, que dizia que nós faziamos o nosso layout com o design que nós queriamos e faziamos tudo o que bem entendessemos em termos de design, que depois o siteseed fazer o resto sozinho....

O conceito pareceu-me do melhor... do outro mundo, então toca a experimentar, instalar em windows, instalar em linux, problemas aqui, problemas ali, problemas acoli, problemas acolá, até que foi para esquecer.... tive próximo de ter aquilo a funcionar, mas nunca chegou a estar como deve ser, por isso desisti.

mas sempre fiquei intrigado como é que fazia para que os botoes e links e afins no nosso layout, tivessem integrados com o siteseed..... mas é uma resposta que fica por saber pois nunca consegui meter aquilo a funcionar.....

mas uma coisá é certa, tinha que ser designer e saber de programação ao mesmo tempo para meter alguma coisa a funcionar no siteseed....

(e já viram os preços de cursos de formação da Mr.Net para aprender a mexer e a programar com o siteseed???? UM ABUSO!!!)

Entretanto andava a aprender PHP, a ver o que saía dali..

pediram-me para fazer um pequeno backoffice também sem bases de dados, para simplesmente actualizar uma tabela num site para mudar uma palavra nos varios dias do mes, quarto "ocupado" ou "desocupado"...

começei a fazer aquilo e tava-me a parecer relativamente simples... pois também era simples o que estava a fazer..... (está em standby pois tenho tido trabalhos pá school que são prioridade)

isto tudo para resumir.......

Acho que fazendo um site pegando num CMS existente, é adaptar o site ao CMS e nao o CMS ao site...... é este o maior problema dos CMS's tudo préfeito....

o problema disto tudo é..... temos que ser designers e programadores
ou ter uma boa equipa de designers programadores que saibam falar a mesma "linguagem" e transmitir bem quais os objectivos de cada um....

ufff.....
0

#7 User is offline   estigma 

• <Member Title>
  • Icon

Posted 20 July 2005 - 04:17 PM

Nazgulled, on Jul 20 2005, 12:38 PM, said:

uma pergunta, leste alguma coisa do que eu disse? é que em nada respondeste à questão colocada e nada do que disseste contribuiu para a dicussão que eu preentendia para este tópico.

Li.

Deixei a dica do drupal ser neste momento o cms da moda... é css, xHTML.
SE é CSS... a criação de themes, antevejo que não seja fora deste mundo. Mas não sei pq não o tive na mão.

Sublinhei que simplicidade para o utilizador é chato para o programador. Acho que só com isso disse muito...

As screenshot dão graficamente uma ajuda de como eu vejo que deve ser um cms... quase um clique e já esta. Não vou entrar com promenores de programação ou de concepção do motor do cms. Não me interessa...

Vamos ser honestos... a pratica é o melhor amigo do homem.
:_dunno:

Serve muito eu dizer que um cms deve ter 1 base de dados MySQL... um sistema de login e tal? Não vou estar a chover no molhado?
0

#8 User is offline   latrine 

• Art Veteran
  • Icon
  • Group: Moderators

Posted 20 July 2005 - 04:42 PM

Tens que perceber principalmente quem é o teu cliente...

Se é um portal para teres alguém que não percebe nestes de html encher um CMS destes empacotados é excelente, pois não existem considerações de aspecto, apenas nas notícias/conteúdos que são colocados, e nisto, quanto mais se aproximar do word melhor.

Nestes portais "optimos" considero o phpnuke (tem provas dadas mas sendo antigo) e o Mambo (novas ferramentas e bem mais fácil de preencher) como os portais básicos de montar, e ter pronto a trabalhar com o menos clicks possíveis... e o Microsoft CMS como o mais "poderoso" à partida... e mais caro... :) - mas existem muitos outros... vignette, oracle e etc, com funcionalidades que nós aqui nem sonhamos nem tivémos contacto e que suportam sites como o da CGDonline, etc... onde se oferece entre outras coisas ligações com certificados digitais, e etc...

---------------------

Do ponto de vista pessoal...

uso o CMS da Microsoft ao qual me é dado a possibilidade de preencher 2 templates diferentes... ridículo... não consigo fazer mais nada... para alterar templates é preciso encomendar desenvolvimento, etc... no entanto, já vi uma proposta por uma empresa de design que de portal não tinha nada... era quase todo em flash, num gigantesco menu de navegação(90% da área útil de ecrã) e apenas algumas faixas de conteúdos disponíveis no fundo...

---------------------

Da mesma forma, o Mambo permite isto e muito mais... de forma gratuita... e com uma coisa que os outros não permitem que é ter um template por cada tipo de conteúdo (http://www.mod-flex-trab.org/cnp2005/ vê o início e clica em noticas)... ou seja... podes ter um template de entrada onde apenas pões o menu de login... (que até pode ser só a página de login- tu é que defines o que queres neste menu)- construído facilmente com o dreamweaver e a tal extensão, e a página das notícias ter um aspecto completamente diferente, em que podes decdir como queres que as restantes páginas apareçam... com n menus...

Podes querer que a página inicial não seja o Home, e sim outra coisa qualquer... e chegar-se apenas à pagina de início via menu...

E permite outra coisa que o PHPNUke não permite que é o reutilizar de conteúdos... todas as imagens qeu colocas vão para uma pasta acessível por todos os users... por exemplo...

--------------------------------

concluíndo...

Pensem numa recta...

na ponta esquerda está quem domina e vai gerir o site... e na direita quem apenas sabe mexer com o word e mal...

Um bom portal quanto a mim é o portal que permite satisfazer os dois tipos de pessoas das pontas, mas também todas as pessoas intermédias, que permita recorrer a HTML para alterar um pouco o aspecto da coisa, mas apenas nas áreas controladas...

Latz

(PS. Já testei: PHPNUke, Mambo, Plone (horrível nem percebi como funciona e no entanto é considerado um suprassumo do bacalhau), xoops e microsoft CMS - Exige C# que eu não domino...)
0

#9 User is offline   greven 

• Lord of the Boards
  • Icon
  • Group: Admin

Posted 20 July 2005 - 05:48 PM

Wordpress meus amigos, simples e funcional, tudo o que se quer. Um grande suporte de uma grande comunidade com muitos themes se não quiserem perder tempo ou não souberem configurar um. :)
- Blog: Paintbits

- Social Links: .Last.fm .deviantART

- WoW Addict
0

#10 User is offline   KaLhaU 

• Art Expert
  • PipPipPipPip

Posted 20 July 2005 - 05:54 PM

mas wordpress é weblog platform... é um CMS mais para blogs.

Penso que o que o Nazgulled tava a querer dizer é mais em relação a sites sejam eles quais as funcionalidades...

______

Eu trabalho diariamento com o Bricolage (www.bricolage.cc) que é Perl + PostgreSQL

e não curto nada isto....... tem funcoes amais que nao interessam para rigurosamente nada... e não fazem muito do que se gostaaria que fizesse...
0

#11 User is offline   Nazgulled 

• Art Veteran
  • PipPipPip

Posted 31 July 2005 - 02:22 AM

Eu sei que ja postei isto ha algum tempo e k nunca + disse anda, mas só agora é que me lembrei quando estava de volta da versão 2 do meu cms.

mas acho que nenhum de vocês percebeu o que eu quis perguntar... eu não quero saber qual o melhor cms que vocês acham que xiste e porquê que acham isso, tb n me interessa as funcionalidades k tem cms A ou B e se dão muito jeito ou se é fa´cil de usar ou não. tb não quero saber o que o cliente quer ou deixa querer para o seu cms, não foi nada disso que perguntei...

o que eu queria saber, pondo de parte todos os cms que existem, como é que acham que deveria ser um bom cms, como é k deveria funcionar, é só isso que eu kero saber. pondo a questão de outra forma.

se vocês fossem os melhores programadores do mundo e fossem a programar um cms como é que o fariam?
Posted Image
0

#12 User is offline   uni 

• Art Veteran
  • PipPipPip
  • Interests:2d<br />3d<br />Fotografia

Posted 31 July 2005 - 02:50 AM

Nazgulled, on Jul 31 2005, 03:22 AM, said:

Eu sei que ja postei isto ha algum tempo e k nunca + disse anda, mas só agora é que me lembrei quando estava de volta da versão 2 do meu cms.

mas acho que nenhum de vocês percebeu o que eu quis perguntar... eu não quero saber qual o melhor cms que vocês acham que xiste e porquê que acham isso, tb n me interessa as funcionalidades k tem cms A ou B e se dão muito jeito ou se é fa´cil de usar ou não. tb não quero saber o que o cliente quer ou deixa querer para o seu cms, não foi nada disso que perguntei...

o que eu queria saber, pondo de parte todos os cms que existem, como é que acham que deveria ser um bom cms, como é k deveria funcionar, é só isso que eu kero saber. pondo a questão de outra forma.

se vocês fossem os melhores programadores do mundo e fossem a programar um cms como é que o fariam?

Era uma coisa do género:

1- Corria o ficheiro de instalação que me pedia a configuração do FTP, SQL e outros dados se necessários.
2- Fazia LogIn no painel de adminstração e depois teria várias opções a minha disposição:

. Possiblidade de criar blocos e editar o contéudo.
. Um editor visual e simples do template, por exemplo fazer upload a partir da página para mudar o banner.
. Uma série de addons que se poderia escolher logo na instalação inicial como gestor de notícias, secção de downloads, fórum.

This post has been edited by Uni: 31 July 2005 - 02:50 AM

0

#13 User is offline   powerPT 

• wip
  • Pip

Posted 31 July 2005 - 12:34 PM

Uso o Mambo para diversos sites e tenho a dizer que em termos de design podes criar o que quiseres, a criatividade não é afectada e tens muito espaço de manobra.

Já o php-nuke não, estás condicionado, aprisionado a um XPTO layout...(quase).

Eu neste momento ainda não tenho um site no ar que usa o dito mambo mas depois se me lembrar mostro-vos para verem...é uma qustão de estudar um pouco os templates e ver como funcionam :D

Bem, só li até esta parte porque estou com pressa, logo ou quê leio o resto.
Posted Image
0

#14 User is offline   skit 

• Art Veteran
  • PipPipPip

Posted 06 August 2005 - 01:42 PM

Só realmente para dizer que também acabei por testar o php-nuke e o mambo porque queria criar um site na minha nova maquina aqui em casa, que server de servidor http e como servidor de shells e realmente deu exactamente para o que queria ... por enquanto nao posso disponibilizar link mas quando o tive meto aqui. De qualquer forma achei o mambo muito mais funcional. Muito melhor em muitos aspectos, no entanto o php-nuke pode-se tornar um pouco mais "facil".

[]'s
Posted Image
0

#15 User is offline   powerPT 

• wip
  • Pip

Posted 12 August 2005 - 05:59 PM

Dinamizar, criar modulos/blocos no nukamos é para qualquer um, no mambo não é bem assim mas cada qual adapta-se à necessidade, no meu caso o mambo e os seus modulos e componentes têm-me satisfeito, quando parto para o trabalho de criar php para mambo é que é chato...
Posted Image
0

Page 1 of 1
  • You cannot start a new topic
  • You cannot reply to this topic